James Burt, 24 anos, Austrália. Um gamer ranhento e feio, assim como você, comprou o jogo New Super Mario Bros Wii em uma loja que conseguiu seis dias antes da data de lançamento.
Bom camarada que é, resolveu compartilhar com o mundo: colocou na internet pra todos baixarem!
A Nintendo, claro, não gostou, resolveu processar o sujeito e... ganhou!!
Siiim! A poderosa Nintendo, que formou meu caráter, que vendeu mais de 10 milhões de cópias deste jogo em 3 meses, processou o cara, e o cara será obrigado a pagar 1,3 milhões de doletas!
A Nintendo ainda disse que “fez uso de sofisticada tecnologia forense para identificar o indivíduo responsável por copiar ilegalmente o jogo e torná-lo disponível para distribuição.”, ou seja, conseguiram mandato pra fuçarem em TODAS as contas de e-mail, sites de relacionamento, PC, HD ou qualquer dispositivo de armazenamento do cabra.
Bom, querendo ou não, pirataria é crime, Burt está errado e a Nintendo está no seu direito... mas fazer tudo isso é realmente necessário?
O cara não obteve lucro nenhum, a Nintendo não deixou de lucrar, e poderia servir até como uma propaganda pra eles.
Se liguem neste gráfico que chupinhei da N-portugal.com:
Os dois consoles mais vendidos foram o Wii (3.81 milhões) e o Nintendo DS (3.31 milhões) só nos EUA!
Pra ter uma ideia, o 3º lugar é o PlayStation 3, com 1.36 milhões.
Ou seja, esse upload nem deve ter coçado no toba da Nintendo!
Não estou dizendo que, por causa do grande lucro das grandes corporações, não precisemos mais pagar pelos jogos. Claro que precisamos. Mas temos que pagar preços mais justos (sim, acho U$49,99 caro pra um jogo, e nem vou falar nada do preço aqui no Brasil...).
Pra mim, pior que o Burt 'piratero' são as 3 grandes (Nintendo, Sony e Microsoft) assassinas ('enfiam a faca' - sim, foi uma piada).
Vi no MeioBit Games e no Nerd Somos Nozes.
Bem uma coisa é certa, se o cara não tiver grana pra pagar, ele vai pagar em cestas básicas, o valor vai cair 90%.. e tals..
ResponderExcluirConcordo em relação aos preços, eu prefiro pagar para ter um produto de qualidade mas com preços justos!