Você está lendo...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Perfil: Diretor M. Night Shyamalan

M. Night Shyamalan
M. Night Shyamalan, um diretor a frente de seu tempo ou o sucesso repentino teria destruido sua criatividade?

O ano era 1999 e um certo diretor denominado M. Night Shyamalan até então um desconhecido lançou um filme chamando O Sexto Sentido e  foi um sucesso tremendo, até hoje um dos mais aclamados filmes de mistério e suspense, o menino que via crianças mortas nunca foi esquecido.. talvez até por isto Shyamalan teve tanto trabalho, sua obra prima fez com que todos esperassem de seus próximos filmes sempre um outro final/idéia devastadora.



Esta é a grande sina de Shyamalan, ter feito seu filme mais impactante antes de seus outros bons filmes, parece que a crítica e o público sempre fica com um gosto decepcionante aos finais dos seus outros filmes, o que é um grande equívoco de quem pensa assim, o diretor nos trouxe na sequência Unbreakable (Corpo Fechado por aqui, sem comentários para a tradução brasileira. ) com o mesmo Bruce Willis de Sexto Sentido, uma história de Super Heróis que até aquele ano onde não havia X-men, nem Homem Aranha iniciando esta nova geração, mostrava a jornada de David Dunn, um ex-jogador de futebol americano universitário que tinha tudo pra ser um sucesso profissionalmente, que acaba se acidentando, se casa e passa a vida como um segurança de estádios de futebol, seu casamento está em crise, até que um certo acidente de trem onde ele é o único sobrevivente começa a mudar sua vida... Quem assistiu sabe que se trata de um grande filme e seu final não deixa de ser menos surpreendente e impactante do que o Sexto Sentido.



Na sequência ele filmou Sinais com Mel Gibson, a história retratava uma invasão alienígena a terra, mas mostrando apenas a luta de um ex-padre que conta com a ajuda do seu irmão para cuidar de seus dois filhos depois que sua esposa morre em um acidente, está longe de ser um filme do estilo Independence Day ou Guerra dos Mundos, porém é de uma originalidade inquestionável e também é um ótimo filme.



Em 2004 ele lançou A Vila, aparentemente ambientada no passado,  uma população auto sustentável  vive em uma floresta rodeada por monstros denominados "aqueles-que-não falamos", nenhum habitante pode sair para que não seja atacado por eles devido a um acordo. Tudo muda quando "aqueles-que-não-falamos" começam matar animais e jogar na cidade indicando que o acordo pode estar chegando ao fim já que alguns habitantes da vila não estão respeitando o acordo e adentram pela floresta. É impressionante como o diretor cria um ambiente de suspense apenas com o que imaginamos que sejam os monstros da floresta, a cena em que a cega Ivy (a estonteante Bryce Dallas Howard) é cercada por um deles é incrível, a tensão na cena é monstra. O filme tem uma reviravolta inesperada, porém alguns detalhes atrapalham para aqueles mais chatos ( como de Avatar. cof.. cof..) mas se ver a obra como um todo perceberá o quanto é relevante e profunda.



Em 2006 o diretor resolveu levar para as telas uma história que ele criou para contar para seus filhos: A Dama na Água, novamente trazendo Bryce Dalls Howard e o ótimo Paul Giamatti no papel de um sindico que encontra na piscina do prédio dele uma Snarf,  que está sendo perseguida por lobos que querem acabar com ela. O filme tem uma história simples sem grandes reviravoltas como existiu nos outros filmes de Shyamalan, o que deixou grande parte do público decepcionado, afinal o nome de Shyamalan encabeçava o filme assim como o de Stephen King encabeça seus livros, se a história não seguir o padrão de qualidade anterior a decepção é garantida. Neste filme Shyamalan realmente decepcionou.





2008 é lançado Fim dos Tempos ( The Happening ), estranhamente as pessoas próximas a parques e áreas verdes começam a se suícidar, o casal central da trama Eliot Moore e Alma ( Mark Walbergh e Zooey Deschanel está em crise, eles combatem um fenômeno inexplicável e melhor da história até certo momento está ai, o mistério que cerca esse fenômeno do porque estar acontecendo tudo aquilo, só que a história não dá tempo de tirarmos nossas próprias conclusões já que a cada cena é jogada de forma gratuita o que os personagens estão pensando, outro ponto fraco é o casal central que não agrada e não tem a química o suficiente para torcermos por eles ou algo do tipo. O filme se destaca apenas em um sentido, nas mortes criativas que Shyamalan cria: Pessoas pulando do prédio, presilha no pescoço, e tensão que se cria quando percebe-se que não tem mais como escapar... Enfim um filme promissor em que o diretor se perdeu.



No Geral M. Night Shyamalan é um ótimo diretor de técnicas apuradas mas que começou muito bem com O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais e A Vila, mas decaiu muito com a Dama na Água e Fim dos Tempos e perdeu um pouco do prestígio e confiança tanto da crítica quanto do seu público, mas acredito que com o que já foi visto do seu próximo filme The Last Airbender, adaptação do famoso desenho da Nickelodeon ele pode superar tudo isso e voltar a nos surpreender. =D





Um comentário:

  1. Ótimo texto Padu \o/
    Eu nem sabia que diretor de O Sexto Sentido era o mesmo de O Mestre dos Gases :x
    Parece que o filme vai ser bom meesmo!

    ResponderExcluir

 
Los Muchachos Marotos Tarados since 2009